OS SOFTWARES DO DESIGN
A cada dia que passa o uso dos softwares para o designer está cada vez mais indispensável devido as suas praticidades, rapidez e agilidade em criar peças gráficas com qualidade e com resultados incríveis. Essas “novas” ferramentas foram criadas para melhorar o fluxo do trabalho economizando mais tempo no dia-a-dia. Uma dessas ferramentas que se destaca mais são os softwares em 3D que oferecem um tipo de software feitos para completar projetos produzidos e são também capazes de criar modelagens, animações, simulações, efeitos visuais uma ferramenta totalmente indispensável para quem trabalha com cinema, jogos, publicidade, televisão, editoração ou design gráfico, um exemplo é o Maya 3D da empresa “Alias|Wavefront” uma das grandes empresas de softwares no mundo. O Maya é um software usado para gerar recursos 3D para uso em filmes, televisão, desenvolvimento de jogos e arquitetura. E um dos programas mais escolhidos para as criações de efeitos visuais das grandes produtoras de cinema, sua qualidade pode ser vista em filmes como Matrix, guerra dos mundos, senhor dos anéis, Star Wars e outras dezenas de filmes. Esses softwares de efeitos visuais e de criações de gráficos com movimento que são usados quase que obrigatoriamente em pós-produção de vídeos, filmes, comerciais de TV caso se queira um trabalho de qualidade e com recursos o suficiente para competir no mercado de trabalho.
Esses programas geralmente se integram uns aos outros. Um complementa o outro como os softwares da Adobe Systems (after effects, illustrator, indesign, photoshop etc.) por exemplo em que cada programa tem uma função especifica mas para se criar uma peça gráfica você raramente utilizara apenas um desses softwares e seu arquivo salvo em um determinado programa pode ser aberto em outro para sua finalização sem se preocupar com incompatibilidade. Outra ferramenta bastante usada e cada vez mais comum no meio dos softwares são os “plug-ins”, que são pequenos softwares usados para adicionar funções especificas a programas maiores para facilitar e tornar ágil ainda mais a vida desses profissionais. Como por exemplo, os softwares de “renderização” desses programas em 3D, que são programas complementares usados para acabamento e modelagem do projeto dando um aspecto de realidade na imagem já que os programas em 3D criam as imagens em uma estrutura como se fosse uma espécie de arame chamada de “Wireframe”. Um dos mais famosos e conceituados dos “renderizadores” é o Mental Ray que é capaz de criar um realismo incrível em suas criações e usado em grandes produções do cinema como Homem Aranha, Matrix, O Dia Depois de Amanhã entre outras famosas produções do gênero e empresas de design industrial e automotivo como é o caso do “Alias StudioTools” usado para complementar ferramentas para modelagem e desenvolver geometria com curvas de maneiras inovadoras alinhando desenhos gráficos ou rascunhos em painéis de perspectiva, feito exclusivo para “tablet” (Computadores em forma de prancheta). Esses modeladores de 3D são usados há alguns anos por varias Indústrias como a médica que usa para criar modelos detalhados de órgãos,a do cinema como já foi mencionada para criar e manipular objetos, cenarios e personagens de filmes e animações. A de videogame para criar elementos de em seus jogos o da ciência para criar modelos detalhados de compostos quimicos. A da arquitetura para criar modelos de predios e paisagens e a da engenharia para desenvolver novos aparelhos, veiculos bem como uma série de outros usos. Se somente com os softwares os designers já estavam com os trabalhos “adiantados” depois com o surgimento dos plug-ins estão cada vez mais completos e com mais recursos.